Mensagem do Presidente da SBCO

Caros colegas,
Nossa SBCO tem vivido dias muito profícuos de expansão em número de sócios e em representação e participação do dia a dia da saúde no País. Coroando este crescimento, temos trabalhado ativamente não só na produção do conhecimento científico em câncer mas também na sua difusão.
A cada dois anos, organizamos o Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, que chega agora à sua XIII edição com o tema: O Cirurgião Oncológico no limiar da Oncologia Moderna – Tradição, Expertise e Inovação no cuidado ao Paciente com Câncer!

De 25 a 28 de Outubro de 2017, no Centro de Convenções do Windsor da Barra, no Rio de Janeiro, mais de dois mil especialistas estarão reunidos para debater e trazer à tona as principais discussões sobre a Oncologia Cirúrgica e suas mais diferentes vertentes, incluindo sua integração às demais terapias multimodais, os procedimentos cirúrgicos mais complexos tais como a cirurgia citorredutora e a quimioterapia intra-peritonial, a perfusão isolada de membros, ressecções multiviscerais, a cirurgia minimamente invasiva, além dos avanços no tratamento de tumores de mama, ginecológicos, de partes moles e melanoma, dentre outros.

Será uma oportunidade única de encontrar e trocar experiências com os mais renomados profissionais do País e das principais instituições de tratamento oncológico do mundo. Como forma de ampliar esta possibilidade de Network, o XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica ocorrerá simultaneamente aos Congressos Brasileiros de Oncologia Clinica e Radioterapia, na I Semana Brasileira da Oncologia, com público estimado de seis mil participantes.

Aguardamos vocês no Rio em outubro e que todos participem deste evento ímpar para a Cirurgia Oncológica Brasileira.

Atenciosamente,
Dr. Felipe José Fernández Coimbra
Presidente da SBCO 2016 – 2018


Mensagem do Presidente de Honra do Congresso

Aos Colegas Cirurgiões Oncológicos

Como um dos cirurgiões que ajudaram a fundar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, em agosto de 1989, venho convidar a todos os cirurgiões que militam na área da Cancerologia, que participem deste grande evento em conjunto com as especialidades de Oncologia Clínica, Radioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, para compartilharem dos novos avanços na área de tratamento dos pacientes portadores das neoplasias.

Reuniremos os melhores profissionais das diversas especialidades para promovermos um forum de discussões multidisciplinares com objetivo de obtermos os melhores resultados terapêuticos de cura e sobrevida.  

Conto com a participação de todos os especialistas.


Atenciosamente,
Dr. Carlos Eduardo Pinto
Presidente de Honra do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica


Mensagem da Comissão Organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Caros colegas,
O Câncer tem avançado como causa de morbidade e mortalidade em todas as estatísticas populacionais publicadas nas últimas décadas. O envelhecimento da população e a associação de hábitos de vida equivocados têm feito crescer exponencialmente a incidência de determinados tumores e desafiado a sociedade moderna a mudar o rumo desta história que certamente ainda não atingiu seu ápice.
Contrapondo-se a esta progressão, as diversas modalidades de tratamento também têm apresentado resultados muito encorajadores, com taxas de resposta e cura progressivamente mais altas para neoplasias de diversos sítios.

Podemos mesmo considerar este momento o limiar da Oncologia Moderna em todas as suas vertentes, uma vez que alcançamos uma compreensão cada vez maior da etiologia multifatorial dos tumores, temos técnicas mais exatas para rastreamento e detecção precoce e dispomos de opções de tratamento sistêmico e locoregional cada vez mais eficazes e precisas. Os grandes avanços feitos nos cuidados multimodais, incluindo fisioterapia, terapia nutricional, fonoaudiologia e cuidados de enfermagem, também têm um peso muito relevante nesta evolução.

Historicamente, 80% dos pacientes com câncer necessitam de alguma abordagem cirúrgica ao longo do transcurso de sua doença. A Cirurgia Oncológica se desenvolveu neste contexto como a especialidade que integra o tratamento cirúrgico ao tratamento multimodal.

É sob este prisma que organizamos a XIII edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica. Este será um evento verdadeiramente multidisciplinar, tal qual a Cirurgia Oncológica vislumbra o tratamento oncológico, englobando todos os atores envolvidos na cadeia de cuidados ao paciente com câncer.
De forma inédita, nosso Congresso integra a I Semana Brasileira da Oncologia, uma iniciativa da SBCO, da SBOC e da SBRT que visa, sobretudo, a troca de informações e conhecimento científico e a racionalização da discussão multidisciplinar como forma de atingir a mais profissionais e com um conteúdo ainda mais enriquecedor!

Esperamos rever toda a família SBCO neste grande evento, corando a trajetória de sucesso que nossa Especialidade tem trilhado nos últimos anos.

Um grande Abraço
Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro
Presidente da Comissão Organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica


Mensagem NUMACO

Prezados colegas,

O NUMACO foi criado em 2012 inserido na SBCO, para agregar à Sociedade uma visão multidisciplinar do tratamento ao paciente oncológico.

O grupo, composto por nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, tem como finalidade proporcionar aos profissionais das áreas da saúde, acesso a informações e discussão científica das mesmas, com intuito de aprimorar as práticas clínicas em oncologia.

Nossa Missão é aprimorar conhecimento científico e prática clínica dos profissionais da saúde de apoio à cirurgia oncológica.

Venha fazer parte e traga sua equipe! Vamos aprimorar nossos conhecimentos para melhorar os cuidados com nossos pacientes!


Thais Manfrinato Miola
Presidente NUMACO

Fique atento
às datas principais


29

SET

2017

Terceiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

07

JUL

2017

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação.

Local do Evento

Windsor Barra Hotel

Localizado na Barra da Tijuca, possui a maior e mais bem equipada área de eventos da hotelaria carioca, com 60 modernos salões em mais de 9.000 metros quadrados de área e acesso independente do hotel. Fazemos da experiência na realização de eventos de pequeno, médio e grande porte o nosso diferencial frente ao mercado.

Avenida Lucio Costa, 2630, Rio de Janeiro, RJ, 22620172


Realização


Gerenciamento

 

Patrocinador Ouro


Patrocinador Prata


Demais Patrocinadores


Apoio Científico